Saiba o que fazer se um familiar seu acabou de ser preso em flagrante.

Por mais desesperadora que a situação possa ser, é importante manter a calma e agir imediatamente. Essa pode ser a diferença entre responder o processo preso ou em liberdade.

O motivo da prisão pode variar e, para cada caso, será necessária uma atitude diferente, mas, independentemente do crime, algumas são padrão.

Providências imediatas que você deve tomar

Se um familiar estiver sendo conduzido pela polícia, você deve tomar as seguintes providências:

  1. Pergunte por qual crime seu familiar está sendo preso, pois isso será importante para o advogado criminalista decidir como agir posteriormente;
  2. Anote o número da viatura, os nomes dos militares e, se possível, pergunte para qual delegacia ou batalhão da PM seu familiar será conduzido. Será importante você ir até o local também;
  3. Em seguida, junte toda a documentação do familiar preso, como documento de identificação, carteira de trabalho e comprovante de residência. Esses documentos podem ser importantes para fazer o pedido de liberdade;
  4. Imediatamente entre em contato com um advogado criminalista de sua confiança para que ele acompanhe o flagrante na delegacia;
  5. Se possível, compre um lanche para levar para seu familiar preso. Muitas vezes o registro do flagrante dura várias horas e seu familiar não será alimentado imediatamente.

Faz alguma diferença contratar um advogado criminalista para acompanhar o flagrante?

O registro da prisão em flagrante pelo delegado é um momento determinante. Muitas vezes, o que é dito em delegacia, por testemunhas e até pelo próprio preso, pode gerar uma condenação lá na frente. Por isso, é fundamental o acompanhamento por um advogado criminalista.

Só o advogado criminalista, que tem costume de acompanhar esse tipo de procedimento, saberá quais melhores estratégias adotar e, até mesmo, como garantir os direitos de seu familiar preso da forma mais efetiva.

Não adianta apenas a presença de um advogado, é preciso um advogado que esteja disposto a brigar pelos direitos do preso. Por exemplo, é direito do advogado criminalista acompanhar os depoimentos dos policiais militares para garantir que o registro não seja apenas uma cópia entre os depoimentos, o que é muito comum no cotidiano das delegacias. No entanto, muitos delegados não desejam garantir esse direito, e o advogado criminalista experiente deve tomar as providências necessárias para garantir o cumprimento da lei.

Não deixe a defesa para quando for tarde demais!

Essas ações que pode parecer pequenas, muitas vezes são as que impedem abusos de autoridade e futuras condenações injustas. Portanto, não deixe para pensar na defesa de seu familiar somente quando a situação já estiver perdida. A defesa começa do momento da prisão!

VEJA TAMBÉM:

plugins premium WordPress